BIOGRAFIA


Arno Roberto von Buettner - Nascido em 1947 na cidade de Campinas. Formado em Composição Musical e Regência pela UNICAMP, onde foi professor de Harmonia e Piano, no período de 1994 a 1999. Publicou pela editora da UNICAMP, quando aluno, análise das cadências de cinco concertos para piano de Heitor Villa Lobos, com edições em português e inglês. Compôs, ainda, música para o vídeo – "O Revolucionário Romântico", sobre Flávio de Carvalho, com o qual recebeu o Prêmio Estímulo, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo; para cinema – "Quincas Borba", do diretor Roberto Santos; e para televisão – Teatro Anchieta – TV Cultura, SP, sobre a obra "Sonata", de Érico Veríssimo. Como pianista, gravou: o programa "Um Piano ao Cair da Tarde", da Rádio Eldorado; um vinil e um CD com o "Solar Trio", o qual foi indicado ao Prêmio Sharp como melhor disco de música instrumental, e um CD solo – "Bebeto von Buettner", cujo trabalho recebeu o prêmio de um relatório final de iniciação científica da UNICAMP em 2008 com o título: Novas Perspectivas de Improvisação em Música Popular “ A Técnica de Arno Roberto von Buettner”, de Ronalde Monezzi Filho. Apresentou diversos recitais, tais como "O Piano Brasileiro", no Teatro Anchieta, com gravação, e outros em teatros municipais de Londrina e Jaú. Em Campinas, apresentou-se nos teatros do Centro de Convivência, da CPFL ("CAFÉ Filosófico") e da Cultura Inglesa, entre outros. Publicou, em 2005, pela editora Vitale, o livro "Expansão Harmônica” - uma questão de timbre - utilizado por diversas instituições de ensino musical como a Faculdade de Música da UNICAMP e outras. Atualmente é professor de cursos livres de Harmonia, Piano e Composição.

________

DISCOGRAFIA


CD Solar Trio - Jaime Pladevall (bateria), Bebeto von Buettner (piano), José Alexandre Carvalho (Baixo acústico)

01 - Bonita
02 - Muito
03 - Bye Bye Brasil
04 - Manha de Carnaval
05 - Tristeza de Nos Dois
06 - Notas Bach
07 - Chora Coracao
08 - Antigo Nada
09 - Lisa
10 - Trilhos Urbanos
11 - Canto Triste
12 - Imagem
13 - Outra Vez

Novos arranjos para músicas consagradas são elaborados enquanto algumas composições próprias são adicionadas a um trabalho que mescla o jazz à MPB. Com ambientação mais intimista do que o samba-jazz produzido por muitos trios da década de 60.

 CD Piano Solo - Bebeto von Buettner

       Clique aqui para ouvir! 


01 - Rainha Do Frango Assado
02 - Outono
03 - Chora Coração
04 - Por Causa de Você
05 - Shy Moon

06 - Acalanto
07 - Nuvem Negra
08 - Luiza
09 - Pra Dizer Adeus
10 - Lira dos Vinte Anos

11 - Eu Te Amo
12 - Lívia




CD “Piano Solo” - do pianista Arno Roberto von Buettner - Selo Mixhouse/Ouver Records- 2001 Obra prima do piano solo brasileiro, passeia entre a música popular elaborada e a nascente renomeação de música erudita em contemporânea, algo de sofisticado e novo, além das conceituações fáceis. Segundo Achille Picchi, Buettner “eleva a condição de arranjos aos píncaros da elaboração inventiva, a tal ponto que as essências de partida, ja de per si sofisticadas, tornam-se citações motívicas onde transparecem as mais variadas influências deste século, quase como um pequeno dicionário estético-estilístico”. Entre as diversas composições Buettner tambem interpreta Antonio Carlos Jobim (Chora Coração, Por causa de você, Luiza, Eu te amo), Edu Lobo ( Pra dizer adeus), Caetano Veloso (Shy Moon) e Acalanto (W. Santos e T. Souza).


CD  Bebeto von Buettner II

      Clique aqui para ouvir 


01 - Laura
02 - Outono
03 - Peter Gast
04 - Retrato em Branco e Preto
05 - Round Midnight
06 - Sabiá
07 - Insensatez
08 - Somewhere
09 - Improviso I
10 - Improviso II




CD  - Baladas Brasileiras (Piano e Contrabaixo Acústico) - Bebeto von Buettner e Marcos Souza

      Clique aqui para ouvir!


 





01 - O Amor Que Não Acabou
02 - Laura
03 - A Volta
04 - Lembra De Mim
05 - Passa Por Mim
06 - Quem Sou Eu ?
07 - Canção Do Amanhecer
08 - Razão De Viver
09 - Vou Por Aí







__________
PUBLICAÇÕES


Livro Expansão Harmonica 
Uma Questão de timbre

Sinopse:
As mais diversas tendências da harmonia moderna são explicadas neste método inédito no mercado nacional, de autoria do pianista e professor Bebeto von Buettner. O livro é direcionado aos instrumentistas, arranjadores e estudantes que desejam se aprofundar no estudo das técnicas de harmonia. Entre outros, o método aborda os temas: blocos abertos, substituição das dominantes e interpolação dos acordes. Para facilitar a compreensão e o aprendizado dos assuntos, o livro vem acompanhado de um CD com diversos exemplos musicais.


 



Editora: IRMÃOS VITALE 
BUETTNER , ARNO ROBERTO VON
ano 2005
ISBN 8574071862




Um comentário:

  1. CADA VEZ QUE OUÇO O BEBETO, ME CONVENÇO QUE É UM DOS RAROS PIANISTAS QUE ALIAM EXCELENTE TÉCNICA, A INTERPRETAÇÃO PESSOAL E SEMPRE INOVADORA

    ResponderExcluir